terça-feira, 8 de março de 2011

Como são as etapas quando se pretende contratar um Arquiteto de Interiores?

Como acontece os métodos de trabalho de execução de um projeto?
O 1º contato é feito, geralmente, por telefone onde o futuro cliente me dá uma rápida descrição de suas necessidades. Marcamos um horário, preferencialmente, no local da obra que será reformado ou  construída para que eu possa avaliar o imóvel e conhecer pessoalmente tanto o imóvel quanto os futuros clientes.
No dia marcado para essa avaliação, conversamos e eu ouço bastante meu futuro cliente, tiramos algumas dúvidas.  Falo como é o meu trabalho, explico sobre os prazos, e o cliente fala um pouco sobre os seus desejos e suas necessidades.
Tudo acertado e conversado eu envio por e-mail uma proposta ( orçamento ) com preços dos projetos e das visitas técnicas à obra e prazos no qual estão detalhados todos os itens que o futuro cliente citou que deseja e o que será feito no projeto. Caso falte algum detalhe peço ao cliente que entre em contato para que não fique nenhum item de fora ou nenhum mal entendido.
Ok. O cliente aceitou minha proposta, então elaboro o contrato e marco novamente outro dia ( 2º contato ), de preferência um dia em que temos tempo livre para conversarmos abertamente sobre tudo que a cliente e os familiares precisam. É importante que o cliente fale abertamente que tipo de material deseja, se quer tudo de luxo ou que economize o máximo que puder. Isso nos dá um parâmetro de quanto ele deseja gastar. E não precisa se preocupar, porque o preço do meu trabalho é calculado por m2  e o orçamento é indiferente desses valores. Até porque o valor do projeto já foi apresentado e enviado por e-mail.
Após o primeiro contato com o cliente, é marcada uma reunião, onde serão discutidos todos os costumes diários, informações de todos os usuários do espaço, ouvindo idéias e coletando informações sobre os anseios do cliente. Nesse primeiro encontro são definidos todos os desejos e necessidades do cliente para que a proposta do projeto se torne uma solução para o ambiente.
Depois de todas as informações coletadas e dúvidas sanadas é elaborado um orçamento que contem: etapas do projeto, honorários, forma de pagamento e prazos são definidos. O próximo passo é a medição do ambiente, onde são anotados e esboçados todos os detalhes e medidas do ambiente
Contrato fechado, tudo explicado para ambas as partes e de posse das medidas do ambiente eu começo a trabalhar no anteprojeto.
Como eu trabalho no anteprojeto?
Com esse material, discutimos todos os detalhes para obter o projeto executivo.
Essa etapa é feita quantas vezes forem necessárias, o projeto executivo definitivo só será entregue quando ficar de acordo com o que o cliente quer.
Após a liberação e aprovação do Anteprojeto pelos clientes, da-se início a confecção do projeto executivo, a entrega dos detalhamentos e especificações ocorre de forma gradativa, de acordo com o andamento da obra, bem como pelas aprovações concomitantes do cliente.
Caso o cliente opte pelo acompanhamento da obra, dá-se início às visitas técnicas à obra. É feito o acompanhamento da execução dos serviços prestados por terceiros, exigindo dos fornecedores, adequação ao projeto, qualidade dos serviços e cumprimento de prazos. Até a finalização da obra!
Ab,
Vilma Neris
( 31 ) 8859 – 6812

Nenhum comentário:

Postar um comentário