segunda-feira, 7 de março de 2011

Método de Trabalho:


Quais os métodos no processo de criação, execução e consultoria de um projeto?
1 - Etapas do Projeto:
1.1- Entrevista com o cliente e estudo preliminar: colher o maior número de informações para que o projeto seja elaborado de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes;
1.2- Anteprojeto: partindo das bases iniciais mencionadas no nosso contato pessoal, esta fase constituirá na configuração preliminar do programa arquitetônico. O anteprojeto contém: Planta baixa e Layout, sujeito à modificações. Compreende um estudo de viabilidade, definição de fluxos, formas, etc.  É um estudo de uma nova possibilidade que atenda os objetivos dos Clientes, e que se condicione à viabilidade técnico-econômica;
Essa etapa é feita quantas vezes forem necessárias, o projeto definitivo só será entregue quando ficar de acordo com o que o cliente quer;
As alterações no anteprojeto devem ser feitas antes do projeto executivo, caso haja necessidade de modificações na etapa de Projeto Executivo, deverá ser elaborada uma nova proposta orçamentária, tendo em vista que, modificações sem ônus são previstas somente na etapa anterior ( Anteprojeto );
1.3 – Projeto Executivo: são as soluções já definidas e aprovadas em anteprojeto, esta etapa constitui o detalhamento e especificações do projeto residencial:
Projeto Executivo: Ele consiste de:
. Planta Executiva: Layout e Planta de Demolição contendo alvenaria à ser: demolida / à construir / existente;
Detalhamentos: são métodos e desenhos dos móveis criados em escalas maiores ( Elevações e Vistas ) para facilitar a execução;
Especificações: são as especificações de: materiais de acabamentos, louças, metais, revestimentos, objetos, mobiliários e pinturas/cores à serem usados na obra;
Desta etapa consistem:
. Planta de Piso: planta contendo especificação, paginação e tamanho dos pisos;
. Planta Luminotécnica: planta contendo os desenhos do forro de gesso e dos novos pontos de iluminação, para orientação do projeto de instalação elétrica à ser elaborado por terceiros;
. Definição de pontos hidráulicos ( chuveiro, duchas, torneiras ) nas áreas molhadas ( cozinha, área de serviço e banheiros ) e dos pontos elétricos ( tomadas, interruptores, telefones, interfone e antena ) para orientação do projeto hidráulico e elétrico à ser elaborado por terceiros;
. Elevações e Vistas: dos ambientes,
. Gradil;
. Fachada;
. Perspectiva:  feita à mão ou no Programa 3D-SketchUp, do ambiente de maior detalhe.
Todas essas plantas são entregues ao cliente para que a obra possa ser iniciada. Juntas elas levam em conta a combinação de cores, luzes, texturas e volumes de modo a alcançar unidade e equilíbrio. Todas são planejadas respeitando o estilo de vida e gosto do cliente.
Aconselho ao cliente que tire cópias do projeto e entregue as cópias aos profissionais que irão executar a obra.
2. Acompanhamento da Obra e Execução do Projeto:
O cliente optando por esse serviço, os orçamentos são elaborados e após serem fechados, dá-se início às visitas técnicas à obra, que pode ser realizada todos os dias, uma vez por semana ou quando o cliente achar que se faz necessário.
É feito o acompanhamento da execução dos serviços prestados por terceiros, exigindo dos fornecedores, adequação ao projeto, qualidade dos serviços e cumprimento de prazos.
Alguns profissionais não visitam lojas com o cliente para escolher materiais de acabamentos e móveis. Eles apenas especificam no memorial descritivo a escolha adequada de acabamentos e revestimentos e normalmente enviam o orçamento dos materiais e móveis para que você possa comprar.
Eu prefiro sair para escolher com a cliente, porque aí nós podemos ver ao vivo e a cores o que ela realmente gosta e também atende as finanças dele.
É claro que não podemos ir de loja em loja para ver o preço melhor. Normalmente vamos a duas lojas e decidimos o que melhor atende ao projeto.
Nada impede que a cliente vá a outras lojas em outro dia a procura de preços melhores, contanto que fique atenta ao material escolhido.
3. Consultoria:
Existem alguns clientes que não elaboram projetos, ou quando se dão conta, de que necessitam de especificações mais direcionadas, que fogem a seu conhecimento ( muitas vezes, isso ocorre quase no término da obra, o que não é o ideal ), desejam uma consultoria.
A consultoria busca sempre atender a satisfação do cliente apresentando tendências, mas respeitando seu perfil e gosto pessoal, por isso normalmente ela é apresentada com duas ou três opções onde o cliente pode optar por estilo, cor e dicas que melhor combine com seus desejos. A consultoria baseia-se em normas técnicas e conhecimentos específicos além de muita criatividade que proporcionará ao cliente um ambiente dentro das suas necessidades, de forma agradável atingindo seus objetivos de funcionalidade e visual.
São as sugestões que se referem a ambientação, isto é, disposição do mobiliário, do próprio mobiliário, da seleção de tapetes, cortinas, objetos de decoração, tipos de molduras, luminárias e disposição de objetos.
Normalmente a consultoria de decoração de interiores, sugere alterações estruturais mais simples como trocar um lustre ou pintar uma parede.
Ab,
Vilma Neris
( 31 ) 8859 – 6812

Nenhum comentário:

Postar um comentário